sábado, 20 de fevereiro de 2010

40 dias, por quê?!

1º DOMINGO DA QUARESMA
ANO C

LEITURAS BÍBLICAS:



Iª LEITURA (Dt 26,4) 2ª LEITURA (Rm10,8-13) 3ª LEITURA (Lc 4,1-13)



A Quaresma como a celebramos hoje vem do século II. Sua primordial finalidade é dar particular ênfase ao Domingo dos Domingos ou festa das festas - a Páscoa da ressurreição do Senhor. Algumas décadas depois, os cristãos começaram a celebrar a Páscoa com jejum. No século IV a festa das festas – a Páscoa – já estava estruturada como atualmente. Uma pergunta se costuma a fazer sobre os 40 dias que precedem a Páscoa. A resposta é simples: A Bíblia fala de 40 dias do dilúvio; 40 dias de penitência do povo de Nínive; 40 dias de Moisés no Sinai; 40 dias da caminhada de Elias. Mais famosos e com referência mais direta à Páscoa são o 40 dias de Cristo no deserto em oração e jejum, preparando a sua caminhada para a Páscoa.
A Constituição sobre a Sagrada Liturgia aconselha-nos a pôr o maior empenho em dois aspectos característicos do Tempo da Quaresma: a penitência e a oração. Por isso, a Quaresma é um tempo de caminhada pelo deserto da austeridade, tempo de luta contra os inimigos da alma e do corpo: o mundo, o demônio e a carne. Este percurso lento e progressivo a caminho da Páscoa está expresso nas leituras das missas dominicais, especialmente, no Evangelho
Caríssimos irmãos aproveitemos este Tempo especial pra vivermos seriamente a nossa vida espiritual. Acreditemos: estamos correndo de mais rumo a uma vida mais farta, mais cômoda, mais divertida. Há tempo para tudo, diz a Bíblia, só não há tempo para o mais importante da nossa vida, como filhos que somos de Deus. Já o disse algumas vezes, mas vou tornar a repetir: Não corra, não mate e nem morra! Trocados em miúdos, estas palavras podem ser interpretadas assim: Não corra: Viva de vagar; aproveite bem a vida; cuida melhor dela! Não mate!.Tenha mito respeito e amor pela vida dos outros: são seus irmãos: carne da sua carne e osso dos seus ossos. Não morra. Trate bem da sua saúde. Não coma nem bela de mais. O carnaval acabou. Quantos morreram por atropelamento, por assaltos, por desastres, etc,etc,,,De quem foi a culpa? De ti ou dele! Desculpe: a culpa foi somente de você. Bata no peito e diga: Minha culpa, minha culpa, minha tão grande culpa. Estamos na Quaresma. É tempo de perdão. Diga: SENHOR, PEQUEI! TEM PENA DE MIM.

21 de fevereiro de 2010
Côn.Pe. Domingos G.das Eiras
(Pároco emérito de Itaboraí)

Nenhum comentário:

Album de fotos