sábado, 17 de outubro de 2009

Só Deus é Grande



29º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B


LEITURAS BÍBLICAS


PRIMEIRA LEITURA (Is 53,10-119)
O Senhor quis esmagar o seu SERVO com sofrimentos. Oferecendo sua ida como sacrifício de expiação, há de ver uma descendência duradoura, e fará cumprir com êxito a vontade do Senhor. Terminadas as suas provações verá a luz e ficará satisfeito. O meu Servo, o justo, fará justo multidões de homens, carregando sobre si as faltas deles


Caríssimos irmãos: O Profeta Isaías apresenta-nos nesta leitura a figura misteriosa do SERVO, o Homem das dores – Jesus Cristo - o qual foi esmagado e morto por tanto sofrimento. No entanto, aquilo que era para os homens uma derrota, para Deus era um sucesso. É na humildade e no amor aos irmãos que provamos a nossa grandeza diante de Deus


SEGUNDA LEITURA (Hb 4,14-16)
Nós temos um grande Sumo-Sacerdote que entrou no Céu, Jesus, o Filho de Deus. Conservemos, pois, com firmeza, a fé que professamos. Na verdade, nós temos um Sumo-Sacerdote capaz de se compadecer das nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado. Aproximemo-nos, então, com toda a confiança, do trono da graça, a fim de alcançarmos a graça e a misericórdia no momento oportuno.


Irmãos, a Carta de São Paulo aos Hebreus afirma-nos que Jesus se manifestou em tudo semelhante a nós, exceto no pecado. Morto e ressuscitado pelo Pai, tornou-se o nosso verdadeiro e único Sacerdote e Pontífice, a verdadeira Ponte que nos leva ao Pai. E não há outra por onde podemos passar para chegar ao Céu. Só por Jesus, e unicamente através dele chegaremos à vida eterna. Vale, pois, apena sofrer um pouco para termos aquela glória que não acabará nunca!


TERCEIRA LEITURA (Mc 10,35-45). Um dia, Tiago e João, foram ter com Jesus e disseram-lhe: Mestre, queremos que nos concedas o que te vamos pedir. Jesus respondeu-lhes: O que quereis que eu vos faça? Eles responderam: Concede-nos que, na tua Glória, nos sentemos um à tua direita e outro à tua esquerda. Jesus replicou-lhes: Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber e receber o batismo que eu vou receber? Eles responderam: Podemos! Então, Jesus, declarou-lhes: Realmente bebereis o cálice que eu vou beber; e sereis batizados com o batismo que eu vou ser batizado. Mas, não depende de eu conceder-vos o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem está reservado. Os outros dez ouviram esta conversa e indignaram-se contra Tiago e João. Jesus, porém, disse-lhes: Neste mundo todos querem ocupar o primeiro lugar. Não deve ser assim entre vós. Quem entre vós quiser ser grande, deve ser vosso servo. E quem quiser ser o primeiro, seja escravo de todos. É que o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida por todos.


Caríssimos irmãos, após três anos de constante doutrinação de Jesus, sobre o Reino de Deus, os Apóstolos ainda não se tinham convencido de que Jesus seria entregue aos judeus e crucificado numa cruz. Acreditaram sempre que Jesus era o Messias prometido, que vinha restaurar o reino de Israel, mas não acreditavam que tivesse um fim tão triste!


Irmãos, a tentação do poder é aquilo que mais se infiltra na nossa vida. Por isso, o divino Mestre, disse aos discípulos: O Filho do Homem – o Messias – não veio para governar, não veio para ser o primeiro, mas o último!... Veio ao mundo para servir e dar a vida. Portanto, acrescenta Jesus, quem quiser ser grande entre vós, faça-se vosso servo. No Reino de Jesus não há grande nem pequeno, todos seremos iguais. Termino, fazendo esta pergunta: Como é exercida hoje a autoridade nas nossas Comunidades? Ainda há títulos honoríficos, privilégios e ambição dos primeiros lugares!... O Primeiro neste mundo é o PAPA. Mas o Papa não é grande. O Papa é O SERVO DOS SERVOS DE DEUS!


PENSAMENTO: É na humildade que reside o poder. Por isso, o Papa tem este magnífico título: SERVO DOS SERVOS DE DEUS.


18 de outubro de 2009


Côn.Pe. Domingos G. das Eiras


(Pároco emérito de Itaboraí)

Nenhum comentário:

Album de fotos