sábado, 24 de outubro de 2009

Há cegos que vêem e surdos que ouvem

30º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B

LEITURAS BÍBLICAS

PRIMEIRA LEITURA (Jr 81,7-9) Eis o que diz o Senhor: Exultai de alegria. Proclamai: O Senhor salvou o seu povo, o resto de Israel. Vou trazê-los das terras do Norte e reuni-los dos confins do mundo. Entre eles vêm o cego, o coxo, mulheres grávidas... São muitos os que retornam ao seu país. Eles partiram com lágrimas, eu vou trazê-los no meio de consolações.


Caríssimos irmãos, através do profeta Jeremias, Deus chama o resto dos israelitas do exílio de Babilônia. Virão cegos, coxos,
mulheres com bebês e todos os que partiram com lágrimas nos olhos,
mas agora, regressarão no meio de consolações. Daí – o convite à alegria: Exultai cheios de alegria. A libertação do jugo estrangeiro vai terminar. Nas estradas da vida, tantas vezes acidentadas somos chamados à libertação da escravidão do pecado e a caminhar à lua da fé para a casa do Pai. Não é fácil, é verdade, abandonar certos hábitos, renunciar a certas ligações afetivas...,
mas o Profeta recorda-nos que Deus acompanha os mais fracos. Ele é Pai.

SEGUNDA LEITURA (Hb 5,1-6) Todo o Sumo-Sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor do homem nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. Ninguém se atribui a si próprio esta honra; só a tem quem é chamado por Deus, como Arão.

O excerto desta carta é dirigido aos cristãos oriundos do judaísmo, que sentiam saudades das cerimônias religiosas do Templo. Mas o Profeta Jeremias mostra-lhes prioridade do sacerdócio de Cristo. Aqueles eram escolhidos e chamados como Arão. O Sumo-Sacerdócio de Cristo é-lhe conferido pelo Pai: "Tu és meu Filho, Eu hoje te gerei!".

TERCEIRA LEITURA
(Mc 14,46-52).
Jesus caminhava com seus discípulos e muita gente para Jerusalém. No percurso um cego chamado Bartimeu ouvindo o tropel de gente que passava junto dele começou a gritar: Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim! Muitos o repreendiam, para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: Filho de Davi tem piedade de mim. Jesus parou e disse: Chamai-o. Chamaram o cego e disseram-lhe: Coragem! Levanta-te, Jesus te chama. O cego jogou fora o manto, deu um pulo e foi até Jesus. Então, Jesus perguntou-lhe: O que queres que Eu te faça?O cego respondeu: Mestre, que eu veja! Jesus disse: Vai, tua fé te curou! No mesmo instante ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.

Meus irmãos,
este é o último milagre de Jesus antes de padecer. Quero esclarecer que o cego chamou a Jesus Filho de Davi – único lugar em Marcos - onde Jesus é assim chamado, deixando bem claro para - o espiritismo - a messianidade de Jesus. A cura do cego Bartimeu contém inúmeras considerações que poderíamos meditar. Mas vamos meditar algumas apenas.

Certa feita Jesus disse: Há quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir, mas não vêem nem ouvem! Há muitas semelhanças entre o cego Bartimeu e a nossa sociedade de hoje, que busca a luz do Evangelho. A multidão queria afastar o cego de se aproximar de Jesus. Acho que a mentalidade ocidental de hoje é muito semelhante à daqueles que queriam afastar o cego da presença de Jesus. Mas Jesus não aceitou aquela conduta. Bartimeu representa-os a todos e convida-nos a abrirmo-nos à luz de Cristo. O primeiro passo que devemos dar é tomarmos consciência das nossas cegueiras. Então, o grito de Bartimeu acontecerá em nós. E, então, dar-se-á o nosso encontro com Cristo. E daí resultará a nossa conversão e total entrega àquele que tudo entregou também para que tivéssemos a Luz da fé e a salvação eterna. Interessante: O cego fez uma grande caminhada na fé; antes estava na berma da estrada, desanimado e sem luz; depois foi ao encontro de Jesus e recuperou a visão e seguiu a Jesus no caminho.

Irmãos,
os primeiros cristãos são chamados nos Atos dos Apóstolos "homens do caminho". A nossa morada é a estrada,
o caminho. E para não errarmos o caminho Jesus se definiu: EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA! QUEM ME SEGUE NÃO ANDARÁ NAS TREVAS, MAS TERÁ A LUZ DA VIDA

PENSAMENTO: Há cegos que vêem e surdos que ouvem.

25 de outubro de 2009

Côn.Pe. Domingos G.das Eiras

(Pároco emérito de Itaboraí).

Nenhum comentário:

Album de fotos