sábado, 10 de outubro de 2009

Há ricos que são pobres e pobres que são ricos



28º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B


LEITURAS BÍBLICAS


PRIMEIRA LEITURA (Sb 7,7-11). Orei e foi me dada a inteligência. Supliquei e veio até mim o espírito de Sabedoria. Preferi a Sabedoria aos cetros e tronos e, comprada com ele, considerei a riqueza sem nenhum valor.Juntamente com a sabedoria me vieram todos os bens.


Caríssimos irmãos, a primeira leitura desta Missa é uma reflexão composta dum texto do Primeiro Livro dos Reis. Onde encontramos o Rei Salomão em Gabaon oferecendo um sacrifício a Deus para lhe pedir o dom da sabedoria, a fim de governar bem o seu povo. Como resposta à sua humildade, Deus concede-lhe não só a Sabedoria, mas também inteligência, riqueza e longa vida.


Meus irmãos, que é que nós pedimos a Deus quando oramos? Com certeza que lhe pedimos, em primeiro lugar, muita saúde, emprego, casa própria, etc. Não digo que não devamos pedir isso a Deus, mas Salomão nos dá um modelo de oração que tocou diretamente no coração de Deus. Além do que Salomão pediu (inteligência) Deus deu-lhe outras coisas mais que o tornou o homem mais inteligente, mais rico, mais feliz do mundo! Caríssimos,quando pedimos a Deus o que nos é mais necessário,Ele nos concede juntamente o que não nos é tão necessário, mas concorre para sermos já felizes na terra e depois no Céu por toda a eternidade. Habituemo-nos, pois, a pedir sempre a Deus o que mais nos convém: arrependimento e perdão dos nossos pecados e a graça da salvação. O resto virá por acréscimo.


SEGUNDA LEITURA (Hb 4,12-13).
A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Ela penetra até onde se dividem a Vida do corpo e do espírito, as articulações e as medulas. Ele julga os pensamentos e as intenções do coração. E não há criatura que possa ocultar-se de sua presença. Tudo está patente e descoberto aos seus olhos, é a Ele que devemos prestar contas.


São Paulo nesta carta aos Hebreus enumera as características da Palavra de Deus. Ela é viva e eficaz. E ao entrar em nosso coração perturba e inquieta, quando a nossa vida não anda de acordo com Ela. Pelo contrário, se ela nos deixou indiferentes, não converteu o nosso coração, não transformou a nossa vida e a vida das comunidades, então, é palavra morta e não é verdadeira Palavra de Deus. Que é que você sente quando lê e medita a Palavra e Deus? Ela mexe com você. Então, é verdadeira Palavra de Deus. Deixe-se converter por Ela!


TERCEIRA LEITURA (Mc 10,17-30)
Naquele tempo ia Jesus caminhando com os seus discípulos, quando um homem se ajoelhou diante dele e lhe perguntou: Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna? Jesus respondeu-lhe: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão Deus. Tu sabes os Mandamentos? O homem disse: Mestre, já os pratico desde a minha juventude!Jesus olhou para ele com ternura e disse: Só te falta uma coisa: Vai vende tudo o que tens, dá aos pobres e terás um tesouro no Céu. Depois vem e segue-me!Ouvindo estas palavras, retirou-se muito triste, porque era muito rico. Jesus, então, olhou para os discípulos e disse: Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!


Caríssimos irmãos, depois de ouvirmos este Evangelho será que haja alguém que continue agarrado, com unhas e dentes, às coisas deste mundo, correndo o perigo de perder o Reino de Deus? Diz São Lucas que Jesus gostou daquele rapaz e o rapaz, com certeza, deve ter gostado de Jesus também. Pergunto: Que é que faltava a este rapaz tão sincero e tão bom para seguir a Jesus, pra alcançar a vida eterna? Não sabem? Faltava-lhe a pobreza; não a pobreza imposta pelas circunstâncias da vida, mas aquela pobreza escolhida, voluntária e amada daquele que tendo tudo aceita dar tudo. Sim, caríssimos irmãos, não basta ser bom,como era aquele rapaz,faltava-lhe apenas transformar as suas riquezas em amor! Que pena! A vida deste rapaz era tão rica de bons desejos, mas tão vazia de amor ao pobre! O próprio Jesus se admirou com a atitude deste rapaz que queria salvar-se, mas não queria deixas as suas riquezas. Como é difícil, disse Jesus, que um rico entre no Reino de Deus. Apesar de tudo temos exemplos maravilhosos de ricos que entraram no Reino de Deus Vejamos alguns: Mateus deixa os impostos da alfândega de Cafarnaum para seguir a Jesus. Zaqueu dá quatro vezes mais aqueles a quem roubou; Maria Madalena desperdiça uma fortuna para ungir os pés de Jesus; Nicodemos enterra o cadáver de Jesus no seu mausoléu de família. Parabéns, ricos, que através do vosso coração de pobre sabeis ganhar o Reino dos Céus.


PENSAMENTO: A hora dos Santos ricos chega sempre. Há ricos que são pobres. E pobres que são ricos. Leia (Mt 5,1-12).


11 de outubro de 2009-10-09


Côn.Pe.Domingos G. das Eiras


(Pároco emérito de Itaboraí).

Nenhum comentário:

Album de fotos