sábado, 2 de maio de 2009

4º DOMINGO DA PÁSCOA - Ano B


O Bom Pastor

LEITURAS BÍBLICAS

PRIMEIRA LEITURA (At 4,8-12).
Pedro falou ao Povo, dizendo: Ficai todos sabendo, chefes e anciãos: Estamos sendo interrogados por termos feito bem a um enfermo e pelo modo como foi curado. Pois bem, ficai sabendo, ó povo de Israel, que foi pelo nome de Jesus Cristo de Nazaré – aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos – que este homem está curado diante de vós. E não há mais ninguém debaixo do céu que possa fazer o que Jesus fez a este homem e pelo qual possam ser salvos.
Caríssimos irmãos e irmãs é admirável a coragem e o entusiasmo de São Pedro. Mas a fé é isso, é coragem, é dizer a verdade doa a quem doer. As autoridades judaicas contorceram-se de rancor contra São Pedro e os outros Apóstolos, porque se tornaram culpados e responsáveis pela morte de Jesus de Nazaré que nada de mal fez, mas somente bem e por isso mesmo, por fazer bem e somente o bem, foi morto e crucificado, entre dois bandidos, para significar que o bem se paga com o mal, que a bondade, a misericórdia e o amor se paga com o ódio!
Irmãos aprendamos desta tremenda lição de São Pedro a fazer sempre o bem, a perdoar e amar.

SEGUNDA LEITURA (Jo 3,1-2) Caríssimos: Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus. E nós o somos de fato, sem ainda se ter manifestado aquilo que seremos, porque quando Deus se manifestar seremos semelhantes a Ele, porque o veremos tal como Ele é!
Caríssimos irmãos, nós acreditamos sem dúvida alguma que já somos filhos de Deus. O Batismo nos deu esse privilégio incomensurável, mas no céu se revelará plenamente o que hoje está velado pela nossa natureza humana. Oxalá, irmãos, que nos tornemos dignos da felicidade sem fim, que então passaremos a gozar por toda a eternidade.

TERCEIRA LEITURA (Jo 10,11-18). O Evangelho é de São João, o Apóstolo do amor, aquele Apóstolo que na última ceia teve a dita de encostar a sua cabeça no peito de Jesus, para saborear as mais doces palavras que Jesus pronunciou na terra: Eu sou o Bom Pastor. O bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas. O mercenário que não é Pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa.Eu sou o Bom Pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas, que não são deste redil. Preciso também de conduzi-las; elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só Pastor.
Meus irmãos, não há em toda a Bíblia Sagrada imagem mais perfeita da Pessoa adorada de Jesus Cristo. A imagem do Bom Pastor é o máximo! Só Jesus podia chamar-se de “Bom Pastor”. Ninguém mais podia fazer o que Ele fez por nós, por mim e por você. Talvez, porque era Deus, mas mesmo como homem ninguém, desde Adão foi como Ele, fez o que Ele fez pelos homens sem exceção de pessoas. Eu diria até que Ele ultrapassou os limites humanos, esquecendo-se de que os homens não são todos iguais: há bons e maus... Mas para Jesus, todos somos iguais e irmãos e, por isso, a todos amava e fazia bem. E, se quisermos dizer que Jesus tinha suas preferências, podemos afirmar sem nenhum medo de errar: Jesus tinha, sim, suas singulares preferências, como homem e como Deus.Como homem amava e tinha muita pena dos doentinhos. Como Deus perdoava os pecados, e até aos seus maiores inimigos.
São inesquecíveis as palavras que Ele pronunciou na cruz, momentos antes de morrer: Pai perdoai-lhes que eles não sabem o fazem!
Irmãos, há maior amor que este? Há melhor Pastor das ovelhas que Jesus? Com certeza que não.E, para que eu e você nunca esqueçamos seu bom coração,deixou-nos um sinal perpétuo de amor e de perdão jamais inesquecível: a CRUZ ONDE MORREU CRUCIFICADO! Amor com amor se paga. Diga todos os dias: JESUS! BOM PASTOR. EU TE AMO! Um Beijo e um grande abraço desta ovelhinha desgarrada.

3 de Maio de 2009
Côn.Pe. Domingos Gonçalves das Eiras
Pároco emérito de Itaboraí

Nenhum comentário:

Album de fotos