domingo, 31 de maio de 2009

DOMINGO DO PENTECOSTES - Ano B


Natal da Igreja

LEITURAS BÍBLICAS

PRIMEIRA LEITURA (At 2,1-11).
Quando chegou o dia do Pentecostes, os Apóstolos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente fez-se ouvir, lá do Céu, um barulho semelhante a uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. Aparececeu-lhes, então, uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito Santo os inspirava.
Caríssimos irmãos e irmãs, nenhuma solenidade Bíblica é tão maravilhosamente descrita como a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos. O DOM do Espírito Santo dá cumprimento às promessas de Jesus e à sua permanência constante entre nós, até ao fim dos tempos. A partir de agora, o orientador da ação missionária dos Apóstolos e de toda a Igreja será unicamente o Espírito Santo. Ouvi-lo, escutá-lo, invocá-lo é estar seguro da caminhada terrestre rumo ao Céu, à nossa eterna morada.

SEGUNDA LEITURA (1 Cor 12,3-7.12-13) Ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, a não ser no Espírito Santo. Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. Há diversidade de atividades, mas um mesmo Deus realiza tudo em todos.
São Paulo afirma aqui que o Espírito vivifica mas não uniformiza; respeita as diferenças e o pluralismo, que não são contrários à unidade, antes a consolidam, como um corpo com muitos membros e funções diferentes, mas convergentes. Assim o Espírito Santo concede dons ou carismas diferentes, mas em ordem ao bem comum.
Ninguém pode gabar-se, dizendo: eu sou mais do que tu..., sou mais inteligente..., tenho mais qualidades do que tu, etc. É verdade, uns tem mais do que outros, mas todos temos o dever de colocarmos esses dons para o bem de todos. Ai daquele irmão que disser: retira-te da minha beira porque tu és um grande pecador!... Esse irmão já não vive o DOM do Espírito Santo, mas o pecado do seu orgulho.

TERCEIRA LEITURA (Jo 20,19-23) Estando fechadas as portas por medo dos judeus, onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e disse-lhes: A paz esteja convosco. Em seguida mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos encheram-se de alegria por verem o Senhor. Depois soprou sobre eles dizendo: Recebei o Espírito Santo: Os pecados ficarão perdoados àqueles a quem os perdoardes; e ficarão retidos àqueles a quem os retiverdes.
Caríssimos irmãos e irmãs, era o que faltava para que a futura Igreja de Jesus pudesse exercer plenamente na terra todos os poderes de Deus: o perdão dos pecados. A Igreja é uma Comunidade de Salvação. O pecado não tem vez na Igreja de Jesus Cristo: Ou somos santos e nos salvaremos, ou somos pecadores e nos condenaremos! E a redenção foi inútil!!!... Termino com estas consoladores palavras do próprio Jesus Cristo: Passarão o céu e a terra; mas as minhas palavras não hão de passar!

31 de Maio de 2009.
Côn. Pe. Domingos Gonçalves das Eiras
(Pároco emérito de Itaboraí)

Um comentário:

Alexandre Porto.. disse...

QUERIDO PADRE DOMINGOS GOSTEI MUITO DO SEU BLOG E DO COMENTÁRIO DO DIA DE PENTECOSTES.GOSTARIA DE LHE PEDIR QUE QUANDO LER ESSA MENSAGEM O SENHOR COLOQUE NO SEU ALTAR UMA INTENÇÃO DE ORAÇÃO PARA MEU AVÔ QUE COMO O SENHOR ERA PORTUGUÊS E ME LEVAVA A MISSA TODOS DOMINGOS QUANDO CRIANÇA NA IGREJA MATRIZ SÃO JOÃO BATISTA. O NOME DELE ERA PRUDÊNCIO JOSÉ DA SILVA FALECEU HÁ MUITOS ANOS , MAS DEIXOU EM MIM A SEMENTE DA EVANGELIZAÇÃO. JÁ ESTIVE EM SUA CAPELA E GOSTEI MUITO DO QUE VI. PARABÉNS PADRE DOMINGOS. DO AMIGO ALEXANDRE PORTO.

Album de fotos