domingo, 31 de maio de 2009

ASCENSÃO DO SENHOR - Ano B



LEITURAS BIBLICAS:

PRIMEIRA LEITURA: (At 1,1-11).
Durante quarenta dias, após a Ascensão, Jesus apareceu aos Apóstolos e falou-lhes do Reino de Deus. Durante uma refeição disse-lhes: Nâo vos afasteis de Jerusalém antes de serdes batizados no Espírito Santo, o qual vai descer sobre vós, para serdes minhas testemunhas... Depois, Jesus, foi levado ao Céu à vista deles. Enquanto Jesus subia para o céu dois homens vestidos de branco, disseram-lhes: Por que ficais aí olhando para o Céu? Esse Jesus virá do mesmo modo como o vistes partir para o Céu.
A Ascensão de Jesus finaliza a obra da Redenção. Jesus deixa visivelmente esta terra para entrar triunfalmente no Céu. A Ascensão é, pois, a exaltação ou glorificação plena de Cristo. Mas a Ascensão de Jesus não é o término de sua Missão salvífica é o começo ou continuação daquela outra Missão que será continuada por cada um de nós. Jesus desaparece fisicamente, mas fica entre nós a sua presença mística e real nos sacramentos, na Igreja, no coração dos homens e até nos acontecimentos. Cada crente deve “encarnar” o Senhor.

SEGUNDA LEITURA (Ef 1,17-23). O Senhor de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda um espírito de sabedoria e de revelação para o conhecerdes bem.
São Paulo exorta a Comunidade de Éfeso a pedir a sabedoria de Deus e a inteligência para que ele compreenda o mistério da Igreja. Sim, porque embora empenhados nas tarefas do mundo, os cristãos não podem esquecer que são peregrinos a caminho da Casa do Pai.

TERCEIRA LEITURA (Mc 16,15-20). Na despedida para o Céu, Jesus ordena aos seus discípulos com toda a sua autoridade: Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda a criatura: Quem acreditar e for batizado salvar-se-á, mas quem não acreditar será condenado. Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão os demônios, falarão línguas e curarão doentes. Os discípulos partiram por toda a parte e o Senhor cooperava com eles com milagres.
Caríssimos irmãos e irmãs: Hoje é dia mundial das comunicações sociais. A Igreja está consciente do valor desses meios. Na Evangelii Nunciandi, nº 45, o Papa Paulo VI, diz: A Igreja viria a sentir-se culpável diante do Seu Senhor, se não lançasse mãos desses meios potentes de comunicação. É que nesses meios se encontra hoje o maior e mais eficaz meio de anunciar a Palavra de Deus. Graças a eles a Igreja consegue hoje falar às multidões!...
São Paulo, diz um grande autor, se hoje cá viesse ao mundo seria jornalista e, eu acrescento, e também radialista. Na verdade, a imprensa, rádio, TV e Internet constituem hoje, sem dúvida alguma, as mais urgentes, eficazes e rápidas obras do apostolado católico. O Cardial Mercier disse: Eu retardaria a construção de uma Igreja para auxiliar a fundação de um jornal católico! Termino solidarizando-me com os meios de comunicação social que hoje dispomos, e que todos sejam usados para a maior glória de Deus e salvação das almas.

Maio – 2009.
Côn. Pe.Domingos Goncalves das Eiras
(Pároco emérito de Itaboraí)

Nenhum comentário:

Album de fotos