sábado, 25 de abril de 2009

3º DOMINGO DA PÁSCOA - Ano B


Jesus é Defensor e Advogado

LEITURAS BÍBLICAS:

PRIMEIRA LEITURA (At 3,13-15,17-19)
Pedro disse ao Povo: O Deus de Abraão de Isaac, e de Jacó glorificou o Seu Servo Jesus. Vós o entregastes e rejeitastes diante de Pilatos e pedistes a libertação para um assassino. Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. Disso nós somos testemunhas. Eu sei que agistes por ignorância, assim como vossos chefes. Agora, arrependei-vos e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados.
Meus irmãos é emocionante o discurso que São Pedro dirigiu ao povo a quando da ressurreição de Jesus. Pedro reconhece que o povo e seus chefes agiram mal, mas em vez de condená-los, prefere desculpá-los dizendo que agiram por ignorância. Realmente, assim acontece quando praticamos o mal. Não o fazemos por mera covardia, mas por ignorância. Deus sabe disso, e por isso, está sempre pronto a nos perdoar, desde que reconheçamos o nosso pecado.

SEGUNDA LEITURA (1 Jo 2,1-5). Meus filhinhos, não pequeis. Mas se algum de vós pecar, temos junto do Pai um Defensor, Jesus Cristo, o justo. Mas, guardemos os seus Mandamentos. Porque quem diz “eu conheço a Deus”, mas não guarda os seus Mandamentos, é mentiroso!
Caríssimos irmãos e irmãs, São João, chamado o Apóstolo do amor, confirma o que São Pedro disse ao povo e aos seus chefes, desde que pratiquemos os Mandamentos e nos reconheçamos pecadores. Então, temos um Defensor junto do Pai, Jesus Cristo, o justo, o qual se constituiu vítima de expiação dos nossos pecados.
Caríssimos irmãos, parece absurdo, mas é a pura verdade, Deus não guarda rancor contra ninguém. Sua Missão divina é perdoar sempre e sempre perdoar. Quem duvidar disto, pegue o Evangelho, e em Mateus: 6,9-12 reze o Pai Nosso.

TERCEIRA LEITURA (Lc 24,35-48). Jesus tendo aparecido aos Apóstolos disse-lhes: A paz esteja convosco. Em seguida, convidou-os a tocar nas feridas das suas mãos e dos seus pés, dizendo: Sou Eu mesmo! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como Eu tenho. Então, abriu-lhes a inteligência para entenderem as escrituras e convidou-os a irem pelo mundo afora anunciar a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, pois eles eram as suas testemunhas.
Irmãos caríssimos, mais uma vez se prega aqui que Deus é infinitamente misericordioso; quem crê nEle não perece, mas tem a vida eterna. Não há outro caminho pelo qual podemos ser salvos, apesar dos nossos pecados. Só Jesus é o Caminho, só Jesus salva, só Jesus é o Defensor e Advogado junto do Pai, só Jesus é a Vida eterna.

Côn.Pe. Domingos Gonçalves das Eiras
Pároco emérito de Itaboraí

Nenhum comentário:

Album de fotos