quinta-feira, 24 de novembro de 2011

SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS

ALEGRAI-VOS E EXULTAI!...

      A Igreja celebra ao longo do ano a festa de alguns santos que ela própia declarou como tais. Mas além dessa festa particular de alguns Santos que a Igreja declarou como tais quis juntar num única solelnidade  TODOS OS SANTOS, os  já conhecidos e a multidão imensa e incontável, incluíndo os santos conhecidos e os santos desconhecidos,os canonizados oficialmente e os não canonizados,mas que gozam já da visão beatífica de Deus. É A Festa da Igreja triunfante,celebrada pla Igreja militante. E atenção: Muitos dos que vamos recordar amanhã, dia 2,como fiéis defuntos,considerados como Igreja Padecente, já atingiram o céu e por isso, a festa deles é hoje e não amanhã. A intenção principal da Igeja nesta solenidde é glorificar a Deus nos seus Santos, pois só Ele é Santo e orígem de toda a santidade. Pretende ainda a Igreja com esta solenidad propor-nos os santos como exemplo e levar-nos à sua imitação. Eles intercedem por nós junto de Deus. E nós, peregrinos do céu, para lá caminhamos animados pela fé. A solenidad de Todos os Santos é muito antiga,vem do século VII,quando em Roma se construía o Panteão a Todos os  Santos. Esta fsta de Todos os Santos, além de glorificar a Deus nos seus Santos, deve consituir um grande apelo à santidade e a viver o espírito das Bem-aventuranças. Mas além disso, a  festa de Todos  os  Santos é também a Festa  Nacional ou Internacional da greja que se vê adornada de tantas pérolas preciosas: são os Mártires,os Confessores, os Doutores da Fé, Virgens, todos os Santos Canonizados e não Canonizados,conhecidos e desconhecidos, de todas as raças e paises,e também da minha e da tua família. Sim, a Festa de Todos os Santos é a FESTA DA IGREJA TRIUNFANTE, como também da IGREJA MILITANTE. É a Festa de todos nós, de todos os cristãos e ainda dos não cristãos que vivem em boa fé e procuram a agir conform  a reta consciência. Mais, a Festa de Todos os Santos é a festa da Comunhão dos Santos, incluíndo,como dissemos, os da Igreja Padecente, que celebraremos mais particularmente amanhã. Gostaria de ter mais tempo para falar dos Santos..Contudo, não quero terminar sem vos dizer que a santidade é condição natural do cristão, minha e tua, de todos os santos e santas cristãos. Alguém que me ouve ou lê na Internete  poderá estar pensando: é muito difícil  ser  santo!
   Acha difícil, meu irmão ou irmã, ser santo? Ouça o que disse Santo Agostinho e muitos outros santos: “Se estes   e estas puderam ser santos, por quê não eu? E foi um grande santo. Mas como ele foram todos os Santos e Santas. Repare no que diz São Bernardo: “Os Santos são de carne e osso como nós. Não vieram do céu ou de outro planeta. A maioria deles tiveram que sofrer muito, até o martírio para serem Santos! Ser Santo é assim tão difícil?! Poderá perguntar alguém. Eu respondo: É para quem não quer ser Santo! Não é para quem quer ser Santo! A Fé Católica nos prescreve que podemos e devemos ser  Santos. Como? E de que modo? Eu respondo: Tudo se resume em imitar e seguir Nosso Senhor Jesus Cristo, modelo acabado que cada um procurará copiar a seu modo.
1 - Francisco de Assis copiou a Jesus Cristo mais pela simplicidade e pela pobreza. 2 = São Francisco Xavier o copiou mais pela evangelização, etc.. etc...O verdadeiro Santo deve poder dizer, a seu modo e conforme os dons  recebidos,como São Paulo: “Eu vivo,mas já não sou eu  quem vive; é Cristo que vive em mim”. Ser cristão é identificar-se com Jesus Cristo, amando-o como Ele nos amou: até ao fim. Até dar  a sua própria vida  por nós. Podiamos ainda exprimir de outros modos  a santidade: a) Viver o espírito das Bem-aventuranças; b) Viver da fé, esperança e caridade; c) Amar a Deus e ao próximo; d) Viver como peregrinos e estrangeiros (1 Pd 2,11) neste mundo, etc.., etc... Terminando: Todos na Igreja de Jesus Cristo: quer sejam Padres, Bispos ou até o próprio Papa, somo todos somos chamados  a ser SANTOS! Finalmente: Esta É A VONTADE DE DEUS:  A VOSSA SANTIFICAÇÃO (1 Tes 4,3; Ef 1,4;) Lumen Gentium, 39.
APELO:  jovens não tenhais medo de ser Santos (João Paulo II em Santiago de Compostela em 1989 - (Espanha).
= O meu nome está escrito no céu (Santa Teresinha do Menino Jesus).
= Ser cristão e viver em pecado é uma contradição monstruosa. O cristão deve ser Santo (Santo Cura de Ars).
= A Igreja Católica é a Igreja dos Santos (J.Bernanos).
= Os Santos foram o que nós somos e nós podemos ser o que ele são(Santo Antônio Maria Claret)
= Só existe uma tristeza: De não sermos Santos!(Leon de Bloy).
A FESTA DE TODOS OS SANTOS É A MINHA E A TUA FESTA.
FELICIDADES.
1 de novembro de 2011.

Nenhum comentário:

Album de fotos