quinta-feira, 24 de novembro de 2011

ELOGIO À MULHER

                           33º DOMINGO DO TEMPO  COMUM - ANO 
  LEITURAS: 1ª Leitura: Pr 31,10-13.19-20.29-31; 2ª Leitura: 1Tes 5,1-6; 3ª Leitura: Mt 25,14-30).
                              
   Caríssimos irmãos e irmãs estamos chegando ao final do ano litúrgico. Até lá vamos caminhando pelo Sendero do Ano A, que nos trouxe grandes e sábias lições de conduta religiosa através de importantíssimas meditações evangélicas. A Mensagem deste XXXIII Domingo do Tempo Comum do Ano A apresenta-nos diversas oportunidades de podermos meditar no primeiro de todos os nossos deveres de batizados e de filhos de Deus: “Colocar em rendimento constante os talentos que Deus nos deu. Será através do rendimento deles que mereceremos uma grande glória (felicidade) no Reino dos Céus.Vou salientar algumas passagens que eu acho mais importantes para aumentar a nossa glória no Céu. Primeira: É tirada da primeira leitura. É sabido que a mulher no ambiente judio do tempo de Jesus era muito desconsiderada. Esta passagem bíblica reabilita-a e eleva-a a uma alta dignidade merecendo do Senhor um grande elogio. Desta passagem  tirou até a Igreja a bênção dos noivos! Há alguns textos do Antigo Testamento que rebaixam a mulher até ao ponto de ela ser  a sedutora, a faladora, ciumenta, curiosa e vaidosa. (Cf.Eclo 26,12-36). O Livro dos Provérbios, porém,apresenta-nos um texto que coloca a mulher num lugar que até hoje ninguém ocupou. Diz o texto: A mulher perfeita tem um valor inestimável: é trabalhadeira; é generosa; comove-se diante das necessidades dos pobres, etc. A mulher ideal não atribui valor nenhum às aparências..., mas interessa-se pelas realidades importantes da vida, tais como: Faz a felicidade do seu marido, difunde  a paz, promove serenidade e harmonia na família, etc. Onde existe na Sagrada Escritura elogio maior que este? Não existe! Daqui concluímos que tendo a mulher um valor tão alto, como ser humano, como esposa e mãe, só pode ser respeitada e amada. Mulher, faça tudo por merecer este elogio. Respeite sua missão, sua beleza, sua feminidade, para amar de verdade os seus irmãos e irmãs e de um modo todo especial, o seu marido, caso um dia Deus lhe dê, para dar ao mundo novos seres humanos e novos filhos de Deus. Vou terminar com o que Jesus fala no Evangelho: o criado que recebeu cinco talentos foi muito elogiado pelo seu patrão porque lhe deu mais cinco talentos. Todos nós recebemos  muitos talentos, isto é muitas qualidades e graças que podemos e devemos negociar com elas a fim de nos santificarmos cada vez mais e recebermos mais glória e felicidade lá no Céu.
PENSAMENTO: A única atitude inaceitável é a daquele que não faz nada.
13 de Novembro de 2011.
   


Nenhum comentário:

Album de fotos