terça-feira, 12 de abril de 2011

4º DOM. DA QUARESMNA

ANO A

Leituras Bíblicas: 1ª Leitura: 1Sm 16,1.6-7.10-13: 2ª Leitura Ef 5,8-14; 3ª Leitura:Jo 9.1-6.13-17.34-38.

   Caríssimos irmãos e irmãs: este Domingo é o penúltimo da Quaresma. A primeira leitura é do Livro de Samuel.  Samuel nos conta que faltavam 1000 (anos) para a vinda do Messias e que havia premente necessidade de escolher um chefe valoroso e hábil, para comandar o Povo de Israel, e prepará-lo para receber o Messias Prometido. O escolhido foi o filho caçula de Jessé, chamado Davi.
   A segunda leitura é da Carta de São Paulo aos Efésios. O Apóstolo diz aos  cristãos  de Éfeso  que foi o  Batismo que os  tirou do mundo das trevas para o reino da luz e que, por isso, devem  executar  as  obras  da luz, que são: a bondade, a justiça e  a verdade. As obras das  trevas  devem  ser denunciadas  e severamente  evitadas. O grande missionário acrescenta: “Vós éreis trevas, mas agora sois luz! Comportai-vos como filhos da luz”.
   O Evangelho é de São João e relata-nos um dos mais controvertidos  milagres que Jesus realizou na sua passagem por este mundo: A cura de um cego de nascença. Entre a cura deste cego, e a doutrina do Santo Batismo, há uma grande relação que uma não se compreende sem a outra.
   Prestemos muita atenção ao que o cego fez com o que lhe fizeram e o que disseram dele.
1º Ponto: Quando o cego se encontrou com Jesus, os discípulos imediatamente perguntaram ao Mestre: “Quem pecou, Senhor, este homem ou os pais dele, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem o cego nem os pais dele pecaram para este homem nascesse cego! Irmãos e irmãs é bom que se saiba que, naquele tempo todas as doenças e sofrimentos eram considerados conseqüências do pecado pessoal ou dos seus antepassados. Eram como  heranças que passavam de pais  para filhos, para  netos, bisnetos, etc.
2º Ponto: A Missão primordial de Jesus durante toda a sua vida pública foi, é e será sempre a luta  contra o  mal, representado com  muita freqüência pelas imagens da luz e das trevas. Na segunda leitura desta Missa, São Pulo diz aos Efésios: que os cristãos pelo Batismo passam do mundo das trevas para o reino da luz. Agora, não são mais trevas, mas luz. Comportai-vos como filhos da luz. As obras das trevas é o pecado. As obras da luz é a graça, o amor, o perdão. Estas são as obras que agradam ao Senhor e que cada um deve praticar para se santificar e salvar.
3º Ponto: O terceiro ponto é sobre o Evangelho, muito bem relatado por São João. Uma coisa, porém, sobressai neste  Evangelho, que eu acho que  se deve ressaltar, ou destacar: é a maneira como agiu o cego, já curado e  já com a luz dos seus olhos: desafiou todo o mundo, principalmente, os fariseus, que  chegaram  a dizer que aquele Homem que lhe abriu  os olhos  não é de Deus! ... Não pode ser bom judeu, nem cumpridor da Lei de Moisés, pois transgrediu gravemente a lei do Sábado! E como o ex cego procurasse defender Jesus, os fariseus expulsaram-no da sinagoga e o excomungaram! Mas ele não se importou. Jesus encontrou-se, depois, com ele e fez-lhe esta pergunta: Tu acreditas no Filho do Homem? O cego respondeu: Acredito Senhor! Prostrou-se de joelhos diante de Jesus e o adorou! Caríssimos irmãos e irmãs, a fé é assim: TOMA LÁ, DÁ CÁ! Se crês, pratica. Se queres, ama!
   Conclusão: O pior doente não é o que não pode andar, falar, ouvir ou ver! Não. O pior doente é o que não tem fé!!!

PENSAMENTO: A pior doença é não sermos santos! (Léon Bloy).

3 de abril de 2011      Côn.Pe. Domingos  G. das Eiras (Pároco emérito de Itaboraí).

Nenhum comentário:

Album de fotos