domingo, 27 de março de 2011

3º DOM. DA QUARESMA

ANO A


Leituras Bíblicas: 1ª Leitura: Ex 17,3-7; 2ª Leitura: Rm5,1-2.5-8
3ª Leitura: Jo 4,5-15.19b-26.39ª.40-42
Após as tentações do Senhor e sua Transfiguração no Monte Tabor, a Igreja apresenta-nos nesta caminhada quaresmal, o encontro de Jesus com a Samaritana, junto do poço ou fonte de Sicar.

Conta-nos a primeira leitura, que é do Livro do Êxodo, que o Povo de Israel, conduzido por Moisés, depois da saída do Egito e da passagem do Mar Vermelho, começou a travessia do deserto do Sinai para chegar à Terra Prometida. No início da viagem tudo ia bem. Depois surgiram as dificuldades: O calor do deserto, o cansaço, a fome e a sede. Começaram, então, a murmurar e a discutir: Afinal o Senhor está ou não no meio de nós! Meus caríssimos irmãos e irmãs, a experiência do Povo de Israel no deserto, repete-se na vida de todo o cristão. No começo tudo é entusiasmo..., depois vêem as dúvidas, as queixas e até o desânimo. Nesses momentos, ou situações difíceis chegamos a pensar que Deus nos abandonou! Para quê mais rezar?! Para quê mais penitência?... Irmãos, muita atenção: São Paulo na segunda leitura diz aos romanos que a nossa esperança não está fundada nas nossas obras, mas no amor de Deus, e acrescenta: por isso a nossa esperança nunca será em vão, não porque somos bons, mas porque Deus é bom. Antigamente o poço era um lugar de encontros de pastores, de comerciantes e até de namorados. A Bíblia narra-nos alguns desses encontros junto ao poço. Vejam alguns: (Gn 24,10-25; 26,15-25; Ex 2,15-21).

O Evangelho deste Domingo narra-nos um famoso encontro desses que tem como protagonista Jesus e uma mulher Samaritana. Não vou relatá-lo de novo, vou apenas comentar algumas passagens. A Samaritana veio ao poço buscar água. Mas Jesus ofereceu-lhe outra água. A água do poço mata a sede corporal; a água que Jesus oferece à Samaritana é de outra qualidade. É uma água que quem dela beber não terá mais sede. A mulher exclamou: “Dá-me dessa água, Senhor”! Irmão caríssimo é muito interessante notar o progresso da Samaritana na descoberta da Pessoa de Jesus. Começa por ver naquele homem um simples viajante judeu, depois um Profeta e, finalmente, o Messias! O caminho espiritual da Samaritana é o percurso que todos nós fazemos até chegarmos ao Batismo, onde encontraremos o Senhor ressuscitado! Aquele que nos dá a verdadeira água viva que jorra para a Vida Eterna!

Conclusão: A Mulher Samaritana abandonou logo o cântaro, que já lhe não serve, porque encontrou água viva!... E corre a anunciar a todos a sua descoberta de Cristo e a sua felicidade. Esta é a nossa missão: conhecer Cristo e amá-lo. Depois dá-lo aos outros para que O conheçam e amem também.
PENSAMENTO: Para mim é muito mais importante a Capela onde fui batizado, que a Catedral onde fui coroado (S.Luiz, rei da França).

Nenhum comentário:

Album de fotos