terça-feira, 12 de abril de 2011

5º DOM. DA QUARESMA

ANO A

Leituras Bíblicas: 1ª Leitura: Ez 37,12-14; 2ª Leitura: Rm 8,8=-11; 3ª Leitura: Jo 11,3 -7. 17.20-27

   Caríssimos irmãos e irmãs, a Igreja depois de nos ter apresentado nos Domingos anteriores que Jesus é como a Água viva e como a Luz do mundo, apresenta-O neste Domingo como Ressurreição e Vida, vencedor da morte. Unidos a Ele pelo Batismo, nós já passamos da morte à Vida, do ponto de vista espiritual. Mas como Ele, venceremos também, a morte como Ele a venceu com a sua Ressurreição. Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em mim, embora venha a morrer, viverá!
   O Evangelho deste Domingo é a maior prova desta afirmação de Jesus.  Ele é realmente o Senhor da Vida. Não vou relatá-lo de novo, mas vou comentar algumas das suas passagens que nos chamam mais a atenção. A Família de Lázaro, Marta e Maria, é toda constituída por irmãos e irmãs. Representa a Comunidade cristã, onde todos somos irmãos. Nesta pequena e grande comunidade ocorreu a morte de um irmão muito querido – Lázaro – que por sua vez era um grande amigo de Jesus. Jesus toma conhecimento desta triste notícia, mas não vai logo visitá-lo, fica mais dois dias ali onde está. Por que Jesus agiu desse modo para com o seu grande amigo?
1° Ponto: Com essa demora Jesus pretende dar-nos uma importante lição de confiança e de fé nEle! Quer dizer-nos que Ele não veio a este mundo para impedir a morte e o curso normal  da vida humana, mas para nos dar a vida eterna.
2º Ponto: Marta, irmã de Lázaro, já acreditava na ressurreição dos mortos, ao contrário de muitos judeus que não acreditavam. Por isso, Jesus, quando chegou à casa de Marta disse: “Quem crê em mim não morre”! Ao ouvir esta afirmação de Jesus, Marta exclamou: “Sim, Senhor, eu creio que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!” E em seguida Jesus e Marta dirigiram-se para o sepulcro de Lázaro. O que é que lá aconteceu? Jesus chorou! Jesus chorou mesmo!!! É impressionante, meus caríssimos irmãos, que sendo Jesus filho de Deus, não um mero homem, se emocionasse e chorasse como qualquer um de  nós! É feio chorar? É pecado chorar?! Quantas e quantas vezes Deus não terá chorado por causa de mim e por causa de ti, meus irmãos?
3º Ponto: Em seguida, Jesus, já mais sereno, manda retirar a pedra do sepulcro, que separa o mundo dos mortos, do mundo dos vivos e grita: “LAZARO! Sai para fora!
   Irmãos, como é que um morto pode ouvir a voz de um vivo? Só Deus é o Senhor da Vida. Só Jesus é a Ressurreição e a Vida! Desamarrai-o, diz Jesus aos circunstantes... depois que Lázaro obteve a liberdade de andar e de ver, alguém que ali estava presente falou: “Não podia este homem, que abriu os olhos ao cego de nascença, impedir que Lázaro morresse?!
   Caríssimos irmãos: Jesus poder podia impedir que seu amigo Lázaro morresse, mas não quis, para que agora, neste momento, aqui e agora, fosse proclamada solenemente a ressurreição dos mortos. Por isso, quando rezamos o credo e vamos rezá-lo já, creiamos firmemente: CREIO NA RESSURREIÇÃO DA CARNE E NA VIDA ETERNA. AMÉM!
   Conclusão: Ninguém tenha medo da morte, mas também ninguém deixe de pensar nela. Sim, porque é necessário morrer para as coisas deste mundo que nada valem, para recebermos as coisas do céu que são eternas!
   PENSAMENTO: A Eucaristia é penhor de vida eterna: Quem come minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia!

Côn.Pe. Domingos G.das Eiras
(Pároco emérito de Itaboraí)


Nenhum comentário:

Album de fotos