sábado, 22 de janeiro de 2011

3º Domingo do TC

ANO A

Leituras bíblicas:1ª Leitura:Is 9,1-4; 2ª leitura: 1 Cor 1,10-13,17;3ª Leitura:Mt 4,12-17.

Na semana passada a Santa Igreja apresentou-nos a mensagem da vocação de Cristo e a nossa vocação à santidade. Hoje somos chamados à conversão, a converter-nos à Luz, a converter-nos ao Reino de Deus, seguindo pronta e generosamente Jesus Cristo, como fizeram os Apóstolos,dentro de um espírito eclesial, em unidade. “Arrependei-vos, pois o Reino de Deus está próximo”! Disse-nos Jesus no Evangelho. Que Reino de Deus é esse? É Jesus Cristo no meio de nós. Temos urgente necessidade de converter-nos. A conversão é luz que ilumina toda a vida. A luz é um dos mais belos símbolos de Deus e enche de alegria o universo. É símbolo de vida: “dar à luz“! A luz brilhou na aurora da criação: “Faça-se a Luz!, e a Luz  teve o seu apogeu em Cristo, Luz do mundo. Também “Deus é Luz e n”Ele não há trevas” (1 Jo,1,5). “Todo o dom perfeito vem do Pai das luzes” (Tg 1,17). A luz ilumina todo o Novo Testamento: “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz”. Luz que já preanunciava, no Antigo Testamento, a libertação (1ª leitura). Jesus declara-se como Luz do mundo, e quem O segue tem a luz da vida e não anda nas trevas. Também nós devemos ser luz do mundo.. O Pai chamou-nos das trevas à luz admirável, e por isso somos filhos da luz. Como tais devemos nos comportar rejeitando as obras das trevas e revestindo-nos das armas da luz.

Caríssimos irmãos, converter-nos, entrar no Reino de Deus é, portanto, passar das obras das trevas para a luz de Deus que brilhou em Jesus Cristo.

Toda a gente pensa em mudar a humanidade, mas ninguém pensa em mudar-se a si mesmo, dizia o grande Leon Tolstoi. E o grande Papa Pio XII afirmou: “É todo um mundo que é preciso refazer desde os fundamentos, que é preciso transformar de selvático em humano, de humano em divino, quer dizer, segundo o coração de Deus”. E o não menos grande também – o Papa João Paulo II – disse também: “ Não nos parece possível que o drama da divisão dos cristãos continue do jeito que está. É um verdadeiro escândalo”!

E para terminar, vou apresentar para vocês estas sábias palavras do grande Santo Agostinho, que ele costumava dizer para os seus ouvintes: Irmãos: nós vos exortamos com toda a veemência que vos ameis, não só para convosco, mas também para com aqueles que estão fora, quer se trate de pagãos que ainda não acreditam em Cristo, quer dos separados de nós, que acreditam na cabeça como nós, mas estão separados do Corpo, isto é da Igreja.

Finalmente, enquanto os cristãos não procurarem a unidade e a paz interior no seu próprio coração, nunca a Igreja estará em paz e unida no seio do mundo que a rodeia.

Caríssimos irmãos e irmãs: Construímos demasiados muros e poucas pontes!...

PENSAMENTOS:
1) Você como se considera: Um muro ou uma ponte?

2) Conversão significa mudança radical nos pensamentos(metanoia), no coração e na vida. Você esforça-se em mudar seus maus hábitos de soberba, inveja, orgulho, mau humor, raiva, etc.?...

3) Lamentamos profundamente a tremenda divisão que existe hoje no mundo entre cristãos católicos e cristãos não católicos, mas você não acha mais lamentável e escandaloso a divisão entre os próprios católicos e às vezes até entre os próprios paroquianos e familiares?

Irmãos caríssimos, a partir de hoje, de agora mesmo, vamos ser PONTES que nos unam firmemente uns aos outros e nunca, nunca MUROS que nos separem!

23 de janeiro de 2011

Côn. Pe. Domingos G. das Eiras

Pároco emérito de Itaboraí

Um comentário:

wanderleia disse...

Meu pastor: padre Domingos, não assistí sua homilia neste domingo, mas o acompanhei pelo site. sua sabedoria e simplicidade de colocar para nós a pergunta se somos pontes ou muros foi de grande valia;isso para quem realmente quer viver para servir o Senhor. esta colocação deixa para nós uma interrogação, e ao mesmo tempo nos leva a raciocinarmos sobre os caminhos que estamos trilhando. Continue nos orientando desta forma, pois ficamoss muito felizes em termos do nosso lado, um padre, que se preocupa em falar a nossa linguagem e não fazer bonitinho. . Wanda

Album de fotos