domingo, 4 de abril de 2010

Há Milagres? Que são Milagres?

DOMINGO DE PÁSCOA

ANO C

LEITURAS BÍBLICAS

1ª LEITURA (At 10,34ª.37-43;2ª (Col 3,1-4);3ª (Jo 20,1-9)

Hoje é Domingo de Páscoa. Domingo da Ressurreição gloriosa de Jesus. A Ressurreição de Jesus é incontestável. É o maior Milagre da Fé Católica e a prova mais convincente do poder de Deus. Somente Deus pode fazer milagres. O próprio Jesus realizou muitos entre os quais três espetaculares ressurreições, que estão impressas nos Santos Evangelhos.

QUE SÃO MILAGRES? Antes de analisarmos este assunto de extrema importância para a fé católica quero esclarecer que o milagre no sentido teológico da palavra não é um Show da onipotência divina, feito para extasiar os homens. O milagre é, antes de tudo e, sobretudo, como muito bem diz São João (Jo 2,1I,23;6,26;1115,42...) é um sinal inequívoco do poder exclusivo de Deus. Três são as condições absolutamente necessárias para haver um milagre. A primeira é que seja um fato histórico, real, devidamente atestado. Há muitas "histórias" de milagres que são mais narrações fantasiosas do que fatos reais. A segunda é que seja um fato totalmente inexplicável pela ciência.Terceira condição, além de ser um fato real e inexplicável pela ciência, deve ter ocorrido em ambiente digno de Deus, sem nenhum lucro comercial, sem charlatanismo, vã glória,etc..

Dados estes requisitos se poderá apregoar um milagre verdadeiro. Hoje em dia ocorrem com relativa freqüência, na Igreja Católica, alguns desses fatos, sobretudo, quando se trata de processos para beatificação e canonização dos Santos. Em Lourdes e em Fátima ocorrem, por exemplo, com relativa freqüência, casos notáveis "milagres" criteriosamente reconhecidos por médicos religiosos e ateus.

OS MILAGRES SÃO FREQUENTES? Não há tempo determinado para fazer milagres. Tudo vai depender da fé do paciente, das orações dos que rezam por ele e, sobretudo, da vontade de Deus. Deus não tem dia nem hora para fazer milagres. Poderá fazê-los aqui, agora, logo e sempre, e em qualquer dia e lugar.

QUE DIZER SOBRE ASCURAS OU MILAGRES NAS ASSEMBLÉIAS PROTESTANTES?

Eu não queria falar deste assunto, pois acho isso um Show de palhaçada. Mas a verdade deve ser apregoada em todo o lugar. Para início da conversa afirmo que, no protestantismo não existem milagres, no sentido teológico de que já falamos. O que ocorre nas igrejas dos crentes pentecostais são fatos devidos à sugestão dos pastores e do ambiente onde isso acontece. Se esses pseudo curados fossem submetidos a judiciosos exames médicos, muitas "bombas" estalariam nas mãos dos cientistas!...

Ao falarmos desses fatos não podemos deixar de lamentar profundamente que esses
infelizes pseudo curados durante o culto protestante, de tão eufóricos que ficam, interrompem o tratamento médico - (jogam fora os remédios, os óculos, as muletas, cadeira de rodas)- mas a doença continua latente, cedo ou mais tarde irrompe de novo e com mais virulência, tornando-se mais difícil a cura e mais rápida a própria morte! Cuidado, muito cuidado com esses falsos médicos (curandeiros) e, sobretudo, com esses falsos milagres das assembléias dos crentes; podem ser fatais aos coitados irmãos! Voltaremos ao mesmo assunto na próxima conversa. Até lá. Feliz Páscoa

4 de abril de 2010.

Côn.Pe. Domingos G.das Eiras

(Pároco Emérito de Itaboraí)

 

Nenhum comentário:

Album de fotos