terça-feira, 21 de abril de 2009

2º DOMINGO DAPÁSCOA - Crer sem ver



LEITURAS BÍBLICAS:

PRIMEIRA LEITURA: (At. 4,32-35). A multidão dos que haviam abraçado a fé tinham um só coração e uma só alma... E tinham tudo em comum. Com grande poder os Apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor. Todos gozavam de grande simpatia. E não havia entre eles nenhum necessitado...Os que eram ricos vendiam seus bens e traziam o produto aos Apóstolos e eles o distribuíam aos necessitados.
É maravilhoso, irmãos, o programa de vida das primeiras Comunidades Cristãs. Ninguém resistia em abraçar a fé destes novos filhos de Deus. Tudo quanto Jesus pregou e ensinou eles o praticavam. Por isso, correu veloz pelo mundo afora o Evangelho de Jesus, levando a todos um novo modo de vida.
São Lucas diz expressamente: e não havia necessitados entre eles... pois todos se consideravam irmãos muito unidos de uma mesma família. Como seria diferente o mundo em que nós hoje vivemos, se esta doutrina fosse novamente pregada e praticada!

SEGUNDA LEITURA: (1 Jo,5,1-6). Todo o que crê que Jesus é o Cristo, nasceu de Deus...E todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E a vitória que venceu o mundo: a nossa fé. A maior carência do mundo atual é a falta de fé. Pode alguém dos leitores dizer que eu estou exagerando... Eu acho que não, apesar da crise econômica que hoje se implantou no mundo. Violência, roubo, sequentros, fome, sempre existiu no mundo e há de existir, porque a Comunidade mundial não vive de acordo com a doutrina evangélica. No tempo de Jesus e antes do tempo d´Ele já havia no mundo violência, roubo, fome, etc..., mas tão logo as novas Comunidades Cristãs começaram a praticar o que Jesus ensinara e a viver como verdadeiros irmãos, tudo mudou: não havia mais miseráveis entre eles, todos viviam igualmente. A fé de Cristo ressuscitado havia vencido o mundo da miséria, da fome, da violência!... Repito, o que falta ao nosso mundo, em que hoje vivemos, é fé. Fé em Cristo ressuscitado, fé em Deus, nosso Pai, o qual jamais deixará de cuidar de cada um de nós, seus filhos, criados com tanto amor e carinho à sua imagem e semelhança.

TERCEIRA LEITURA (Jo 20,17-31). No primeiro dia da semana, Jesus ressuscitado apareceu aos Apóstolos e disse-lhes: A paz esteja convosco. Dito isto soprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados, a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos.
Caríssimos irmãos, eu já o disse aqui e torno a dizê-lo novamente: A ressurreição de Cristo é o centro da Fé Católica. Sem a ressurreição de Cristo não há verdadeira fé, nem verdadeira Religião. E a prova está no Evangelho deste segundo Domingo da Páscoa: Tomé não acreditou na ressurreição de Jesus quando os seus colegas lhe disseram que viram o divino Mestre ressuscitado. Acreditaria se o visse e o apalpasse pessoalmente. Oito dias depois, os Apóstolos estavam no mesmo lugar, quando Jesus lhes apareceu a segunda vez, e Tomé também estava. Jesus dirigiu-se a Tomé e lhe disse: Tomé, põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo,mas fiel. Tomé respondeu: Meu Senhor e meu Deus!
Podemos chamar de feliz, de homem da sorte, ao Apóstolo Tomé, pois ele viu e tocou o Senhor ressuscitado. Mas não é tanto assim! Nós é que somos felizes e bem-aventurados, porque não vimos nem tocamos o Senhor ressuscitado e, no entanto, cremos n’Ele. Aliás, foi o próprio Jesus que disse a Tomé: Porque me viste, Tomé, creste. Bem mais felizes os que não viram nem tocaram em mim, mas creram. Quem são eles? Sou eu, é você, e milhões e milhões de outros irmãos e irmãs espalhados pelo mundo afora, que não viram nem tocaram o Senhor ressuscitado, mas crêem n’Ele. A fé verdadeira e autêntica é crer sem ver, porque ver e crer não é fé, é ciência.

PENSAMENTO: Senhor, creio em vós, mas aumentai a minha fé.

Côn.Pe.Domimgos Gonçalves das Eiras
(Pároco emérito de Itaboraí)

Nenhum comentário:

Album de fotos