terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Epifania do Senhor - Ano B -


Deus Menino se manifesta aos Homens

LEITURAS BÍBLICAS: (Is 60,1-6; Ef 3,2-3.5-6; Mt 2,1-12).
A Solenidade da manifestação do Senhor que celebramos neste Domingo é complemento e plenitude do Natal. A celebração natalina insistiu sobre a humildade do Verbo de Deus que se fez homem. A Epifania é a revelação da manifestação (isso significa Epifania) do Senhor a todos os povos, como Salvador universal, não apenas dos judeus, mas de todos os homens, de todos os lugares e de todos os tempos. Segundo São Paulo, esta é a grande revelação do “mistério” de Cristo.
A Igreja é a depositária dos bens de Cristo. Hoje, amanhã e sempre está chamada a ser a Epifania de Deus a todos os povos e a todos iluminar com a luz de Cristo. Por isso, hoje é também festa da Epifania de Igreja.
O Evangelho narra-nos a história dos Magos. Sem entrar em exegese bíblia ou história sobre quem eram esses Magos, eles nos ensinam preciosas lições de fé e amor, para com aquele Menino que nasceu em Belém de Judá. Em primeiro lugar os Magos, guiados por uma misteriosa estrela representam os povo pagãos, e de um modo geral a Humanidade inteira, que é chamada a deixar-se iluminar pela paz e pelo amor de Cristo. Os Magos representam ainda a Igreja composta de todas as raças, tribos, línguas e nações. E atenção: A Igreja, como no tempo de Jesus, os homens assumem diferentes atitudes. Uns reconhecem o Cristo como Luz do mundo e seguem-no. Outros ficam indiferentes. Pergunto: o que é ter fé? Antes de mais, ter fé é aderir com o coração à pessoa de Cristo. Depois, é responder sim ao seu chamado, como fizeram os Magos,viram a estrela, seguiram-na e acharam o Messias. Ter fé, portanto, é ouvir a Palavra de Deus e descobrir nela a Luz que ilumina os nossos passos rumo à vida nova do Espírito, depositada em cada um de nós pelo Batismo. Ter fé é, ainda, perguntar onde está Jesus, caso você não O conheça ainda! Mas não é difícil encontra – LO. Ele está presente em todo o lugar. Está até bem perto de você. Olhe para o seu lado: é aquele pobre que ali está pedindo esmola. É aquele drogado que ali está caído chão também. É aquele doente que está agonizando num hospital. Enfim, Jesus é todo o irmão ou irmã que passam ao seu lado na rua e que precisam muito de você – não de dinheiro talvez – mas de sua amizade e do seu amor.
Finalmente, os Magos tiveram muitas dificuldades até acharem o Menino Jesus Correram até perigo de serem assassinados por Herodes, mas não desanimaram até acharem o Menino Deus, o Messias, o Salvador do mundo. Repletos de indizível alegria abriram seus cofres e ofereceram àquele lindo Menino: ouro, incenso e mirra- tudo quanto de melhor e precioso tinham para lhe oferecer.
Caríssimos irmãos, não há mais belo nem mais significativo gesto de gentileza, para com Deus feito homem, que a fé e o amor dos Magos. Imitemo-los na sua coragem, na sua amizade, na sua fé e no seu amor, que demonstraram para com uma criança que, afinal, era Deus. O nosso Deus feito homem por nosso amor.

PENSAMENTO: Se o mundo não acredita em Jesus Cristo é porque o nosso testemunho não funciona (J.D´ Arnou). Para que o mundo acredite em Deus é preciso que você seja outro Cristo.

Côn.P.Domingos G.das Eiras (Pároco emérito de Itaboraí)

Nenhum comentário:

Album de fotos