quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

IV DOMINGO DO TEMPO COMUM

 ANO B

                                Leituras: 1ª Dt 18,15-20; 2ª 1 Cor 7.32-35; 3ª Mc 1,21-28.


  Prezados ouvintes e caríssimos irmãos e irmãs: Os homens sempre desejaram conhecer os mistérios de Deus e para isso elaboravam ritos e cerimônias para recorrerem às  adivinhações, bruxaria e magia, para descortinarem o futuro e entrar em contacto com os mortos! Sabemos, porém, que em Israel todas essas práticas eram severamente proibidas
(Dt 18,9-14).
   A única maneira de Isael conhecer a vontade de Deus era recorrer aos Profetas. A leitura do Deuteronômio fala-nos deles. Prestemos, agora, muita atenção: Os Profetas não eram escolhidos diretamente pelo povo, como se fazia com o rei, eram escolhidos diretamente por Deus. Deus era quem manifestava os seus projetos para que fossem comunicados fielmente aos seus irmãos sem nada acrescentar nem  tirar.
   Por isso, ler e crer na Bíblia é ler e crer  na Palavra de Deus.
   A Igreja Católica à qual pertencemos pelo Batismo é a única depositária da Palavra de Deus! A única, repito, das igrejas que por aí existem, comandadas por Pastores, sem nenhum poder espiritual para administrar nenhum sacramento, porque não têm nem sequer o direito de anunciar oficialmente a Palavra de Deus. Muita atenção ao que Jesus disse diretamente aos Apóstolos: “Quem vos ouve a mim ouve. Quem vos despreza a mim despreza”.
A Igreja Católica, Apostólica, Romana que somos todos nós, e governada e dirigida pela Jerarquia, isto é, pelo Papa, pelos Bispos e pelos sacerdotes é só uma. Não existe outra. Outra coisa muito importante: Não pensemos que por sermos Igreja de Jesus Cristo  cada um pode fazer o que quiser! Não! Nós não somos ovelhas sem Pastor. Não existe rebanho sem Pastor. Jesus sabendo disto, antes de partir para junto do Pai deixou um responsável, um chefe, um supremo Pastor na sua Igreja: São Pedro, ao qual lhe foi dito: “TU ÉS PEDRO E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA!
   Hoje o sucessor de São Pedro é o Papa Bento XVI . Bento XVI é, pois, a Pedra fundamental da nossa Igreja.
   Aproveito a oportunidade para vos pedir que rezeis sempre, sempre pelos nossos Pastores, muito especialmente pelo nosso supremo Pastor – o PAPA BENTO XVI.
   Esta foi a primeira parte da nossa homilia. A segunda é também interessante e muito importante.
   Ei-la: Em Israel e em outros povos antigos, homem e mulher que não de casasse era desprezado e humilhado. Eram assim como ramo seco! Na primeira carta de São Paulo aos coríntios ele  faz o elogio da virgindade, não querendo saber  o Apóstolo  da mentalidade em contrário da época! Contudo, é necessário que se diga: São Paulo não é contra o casamento nem contra o sexo, nem diz que o amor conjugal e a vida sexual desagradam a Deus! São Paulo afirma simplesmente que o estado de virgindade é tão digno como o casamento, e que o celibato é até melhor para quem se quer dedicar mias íntimamente a Deus. É o caso da vida sacerdotal e da vida dos religiosos e religiosas.
   Segundo o Concílio,a virgindade ou castidade consagrada ao Senhor – é um excelente dom da graça!
   UM LEMBRETE: A recepção diária da Eucaristia é um dos melhores e mais eficazes meios  de perseverança e santificação para  todos aqueles que se sentem chamados a tão alto grau de perfeição cristã. Você rezar pelos sacerdotes e pelos religiosos?!
PENSAMENYO: O amor é a razão última da castidade(G.Papini).

Nenhum comentário:

Album de fotos